sexta-feira, 13 de abril de 2018

Le Renard et L'Aviateur. Leituras de Fora


Le Renard et L'Aviateur, com texto de Luca Tortolini e ilustrações de Anna Forlati, editado pelas Éditions Notari, é uma história maravilhosa sobre a confiança e a amizade que podem pautar o relacionamento entre os homens e os animais.


A história é narrada por uma raposa que nos conta a sua ligação com um amigo muito especial, um aviador de nome Antoine. Passando-se numa época de guerra, desde logo intuímos que a história é inspirada na figura de Saint-Exupéry, ele próprio piloto de guerra.


O encontro dos dois acontece quando o avião de Antoine tem um acidente e irrompe pela floresta, atingindo a raposa. A desconfiança inicial desaparece quando o animal, habituado a ser maltratado no seu próprio habitat, recebe os cuidados e a atenção do aviador. A amizade e a confiança saíram reforçadas e os dois partiram à descoberta do mundo. Em momento algum, a raposa duvidou do seu amigo, continuando à sua espera, mesmo quando ele já não pôde voltar.


As ilustrações de Anna Forlati são de uma beleza extraordinária. A paleta de cores escolhida parece abraçar o texto poético de Tortolini, provocando no leitor um estonteante  desejo de apanhar boleia.

Sem comentários: