segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Porcos, Galinhas e Outros que Tais. É o Regresso dos Contos Tradicionais



Casa de palha, casa de madeira, casa de pedra e tijolo... Cada casa a seu porco! Um preguiçoso, outro um pouco mais trabalhador e um terceiro, muito trabalhador. Todos conhecemos o enredo. Para além dos laços de sangue, os três irmãos têm em comum o mesmo inimigo, o lobo.


Oriundos dos contos populares, estes protagonistas há muito que nos povoam as histórias, continuando a fazer as delícias dos mais pequenos. 


A estrutura repetitiva, a recompensa do trabalho e do esforço do mais aplicado dos três irmãos, a derrota infligida ao lobo, a capacidade de ludibriar o matreiro inimigo são algumas das características deste conto popular que contribuem para cativar os seus destinatários. Estes rapidamente absorvem a história e repetem-na vezes sem conta.


A versão agora editada pela Kalandraka é uma adaptação de Xosé Balesteros (de quem lembramos outras como O Coelhinho Branco e Os Sete Cabritinhos), com ilustrações do também já nosso conhecido Marco Somà (A Rainha das Rãs Não Pode Molhar Os Pés e A Galinha Ruiva).
Com uma paleta de cores quentes e fortes, o ilustrador preenche o imaginário dos leitores com a sua prole de animais humanizados de grande expressividade e o recurso a um infinito e incrível número de elementos com que enriquece os espaços domésticos e os ambientes campestres onde, por regra,  estas narrativas se desenrolam.


O que nos lembra, de imediato, o livro agora novamente editado pela Kalandraka, A Galinha Ruiva. Sobre ele, escrevemos aqui, há três anos.


Sim, continuamos a gostar muito desta Galinha d'armas! Até porque o que não falta por cá é gente à espera de comer o produto do trabalho dos outros...

Sem comentários: