sexta-feira, 15 de julho de 2016

FÉRIAS COM LIVROS I


Férias são férias e as portas da escola bem podem ser fechadas. Mas isso não impedirá a pequenada de poder ir magicando e reservando algumas boas desculpas para quando voltarem a chegar... atrasados!


Depois do Não Fiz os Trabalhos de Casa Porque... de que falámos aqui,  a Orfeu Negro volta a presentear-nos com outro livro da dupla Davide Cali e Benjamin Chaud,   Cheguei Atrasado à Escola Porque...


Um verdadeiro emaranhado de incidentes e acasos, todos ligados entre si, acabam por transformar-se no gigantesco contratempo que conduz ao atraso. 
Tudo começa com umas formigas gigantes que decidem comer o pequeno-almoço do rapaz... 


O dito contratempo revela-se, afinal, uma hilariante história, assente numa elaborada e gigantesca confusão.  Ninjas ferozes, bailarinas estranhas ou monstros-bolha peganhentos são apenas algumas das personagens que habitam as magníficas páginas do livro.


De forma inesperada, ou talvez não, à medida que percorre as páginas, o leitor é igualmente convidado a revisitar  outras histórias bem conhecidas, como Capuchinho Vermelho, o Flautista de Hamelin ou Alice no País das Maravilhas. Uma parafernália de elementos conduz os mais pequenos à rápida identificação de alguns dos clássicos da literatura.


Uma máquina do tempo parece assumir papel preponderante no desenlace da história, capaz de surpreender não só os leitores como também a professora a quem a história é narrada. 


Ponham a criançada a ler e a dar largas à imaginação! No regresso à escola, chegar atrasado será praticamente inevitável!


Sem comentários: