terça-feira, 7 de junho de 2016

À Boleia do Pato

O que é que Beja e Edimburgo têm em comum?


São as duas primeiras cidades que podemos visitar à boleia do Pato, no âmbito da nova colecção A Minha Cidade. Os guias contratados são ilustradores que por lá habitam e é através do seu olhar que visitamos e conhecemos as cidades.


Como diz o Pato, a nova colecção apresenta cidades do mundo para descobrir pelos olhos, mãos e pés de ilustradores que as habitam. 1 mapa, 12 sítios é o mote para uma viagem ilustrada e descrita por cada artista convidado, que nos chega em forma de desdobrável.  


A viagem por Beja é feita na companhia de Susa Monteiro, que nos apresenta a cidade onde nasceu através de alguns dos seus lugares mais emblemáticos. A bela Praça da República, o Castelo e a sua torre de menagem, o Cine-Teatro Pax-Julia, a Biblioteca Municipal José Saramago, a Casa da Cultura, são apenas alguns desses exemplos.


Ilustradora, co-fundadora da Bedeteca e nome indissociável do Festival de Banda Desenhada que se tornou já uma referência da cidade de Beja, Susa Monteiro apresenta-se aos leitores ao mesmo tempo que nos fala um pouco dos lugares que elegeu para dar a conhecer a sua pequena e encantadora cidade, com cerca de 23500 habitantes, que se conhecem quase todos, pelo menos de vista.




Não se trata propriamente de um guia turístico. Antes, um guia de "lugares com alma", aqueles que cada um escolhe frequentar no seu dia a dia, que fazem parte do seu percurso de vida, da sua história. Num registo bem pessoal, eis a descrição da autora para a Biblioteca: 
As estantes da literatura norte-americana, as estantes da poesia portuguesa e as prateleiras da literatura latino-americana são os meus cantos preferidos da Biblioteca. Conheci aqui escritores maravilhosos, em livros novos imaculados e outros usados como bancos de jardim. Gosto da luz, gosto do pátio, gosto das pessoas. Quando preciso de desenhar cavalos, baleias ou aves do paraíso, é aqui que os encontro a todos. Desenho aqui horas sem fim. A Biblioteca é o meu ateliê.


Marcus Oakley, ilustrador britânico que vive e trabalha em Edimburgo, foi o eleito para nos mostrar um pouco desta cidade maravilhosa. Apanhámos boleia, revisitámos alguns dos lugares de que tanto gostamos e ficámos a conhecer outros, como Jordan Valley, uma loja de produtos orgânicos de todo o mundo onde Oakley gosta de fazer compras. 



Conhecida por ser uma das mais belas cidades do mundo, a compacta e montanhosa capital da Escócia é a casa de Arthur's Seat, um majestoso vulcão extinto situado em pleno centro, diz o ilustrador, que continua a guiar-nos por vários outros lugares de Edimburgo, como A Scottish National Gallery of Modern Art, a deslumbrante Calton Hill e as inesquecíveis Peatland Hills, a Filmhouse...



O autor elege ainda a Armchair Books como um dos seus lugares preferidos: 
Perto de Grassmarket, em West Port, existe uma pequena concentração de alfarrabistas maravilhosos. O meu favorito é o acolhedor Armchair books. A loja é um pequeno labirinto formado por pilhas de livros que se amontoam do chão ao teto, em todos os espaços imagináveis. Aqui encontro uma coleção impressionante e eclética de livros de ficção, poesia, ficção-científica, mitologia, romances gráficos, não-ficção, filosofia, cultura, escoceses, artes e antiquários. São tantos livros, que é preciso passar por baixo de prateleiras suspensas por cima das nossas cabeças para circular pela loja.


Agora que as férias se aproximam, não deixem de apanhar boleia e de percorrer estas fabulosas cidades do roteiro do Pato Lógico! Nós ficámos apaixonados!

Sem comentários: