segunda-feira, 13 de julho de 2015

O Frigorífico da Magui


A Magui é melhor a escalar. Sofia é melhor a correr. Mas essa não é a única diferença entre as duas amigas. Quando Sofia, esfomeada,  abre o frigorífico da Magui,  descobre que dentro dele  há apenas um pacote de leite. Ainda assim, reservado ao irmão mais pequeno.


Em casa da Sofia, o frigorífico costuma estar cheio. Comida é coisa que não falta,  nem para o cachorro. Talvez por isso Sofia não perceba porque é que a mãe da amiga não vai às compras e Magui acaba por contar o seu segredo: lá em casa não há dinheiro. A seguir fica o pedido, Sofia tem de prometer não contar a ninguém.


Sofia não consegue esquecer o frigorífico vazio de Magui. Mas também não esquece a promessa que lhe fez. A vontade de ajudar a amiga é do tamanho do mundo,  mas os planos que vai pondo em prática revelam-se desastrosos. É que peixe e ovos podem ser bons para as crianças, mas não são bons para as mochilas... "Duplo nojo".


Curiosos e interessados, os leitores partilham o conflito de Sofia e acompanham-na na busca da melhor forma de ajudar a amiga. Um tema pouco habitual na literatura, a fome infantil, a merecer uma abordagem sensível e inteligente, temperada com um delicioso humor. O Frigorífico da Magui, título a que nos rendemos,  é uma história que sensibiliza os mais novos, e não só, para um problema bem actual e quase sempre envolto num manto de vergonha por parte de quem o vive. 


De mãos dadas, amizade e solidariedade percorrem o livro escrito por  Lois Brandt e ilustrado por Vin Vogel.  No final, ficam várias sugestões para os jovens leitores que possam ter amigos com um frigorífico igual ao da Magui. Vamos Ajudar Quem Tem o Frigorífico Vazio?

Sem comentários: