quinta-feira, 5 de junho de 2014

Inventário das Árvores

Ainda andam lá fora, na Feira? Então, aproveitem e juntem ao magnífico livro do Planeta Tangerina, de que falámos aqui, este precioso Inventário das Árvores da Kalandraka.


Agora já não têm desculpa para não sair por aí com a criançada e observar bem de perto a mãe natureza. Muito menos, viver aqueles momentos atrapalhados de os miúdos perguntarem o nome de uma árvore e não lhes sabermos responder. 


Com a prévia garantia de que vão adorar conhecer cada detalhe da identidade das árvores nele referenciadas. O nome científico, o tipo de folhagem e de floração, a altura, a longevidade... são algumas das caracteristicas que aqui encontramos.   

 
 
  

Dividido em três partes: as folhosas, as coníferas e as palmeiras, o livro contém  57 espécies de árvores e arbustos de todo o  mundo. 


Com texto de Virginie Aladjidi e ilustrações de Emmanuelle Tchoukriel, este inventário ilustrado revela um fabuloso trabalho a nível das imagens. Logo no prefácio, podemos ler que a ilustradora, formada em desenho científico, representa-os (árvores e arbustos) com a precisão e arte dos naturalistas dos séculos passados. 


O traço a preto das suas imagens foi feito a rotring e a tinta da China,  e as suas aguarelas articulam-se com as tintas e as transparências, restituindo na perfeição as diferentes texturas e a diversidade das cores.


Por aqui, o Inventário está sempre à mão. Sempre  que podemos, partimos com ele lá para fora. Não querem vir?


1 comentário:

Fernanda disse...

É muito importante conhecermos o nome das coisas e tratá-las pelo nome.Assim, aprende-se melhor o respeito pela natureza da qual fazemos parte e somos um todo.

Este livro é oportuno e pode ajudar.

Obrigada à Kalandraka pela edição.