terça-feira, 19 de novembro de 2013

O Senhor Pina

Esta semana estamos em festa! No próximo Sábado, os Hipopómatos celebram  o seu segundo aniversário!  Dois anos a fazer o que mais gostamos. Partilhar  livros que nos encantam e que sonhamos poderem um dia ser lidos por todos. Pequenos e grandes leitores. Hoje, a escolha só podia ser esta, O Senhor Pina!

 
«Ah e é um livro para crianças, então?»
«Quando for lido por uma criança é um livro para crianças. Quando for lido por um adulto é um livro para adultos. Os livros não são "para", os livros são.»
 

Álvaro Magalhães homenageia Manuel António Pina. Relembra-o, brincando com as palavras. Com as palavras que são dos dois e que parecem fundir-se numa identidade única. E quando um brincador relembra outro... nós calamo-nos e imaginamos: "A casa do senhor Pina estava sempre cheia de palavras (...). "Quando chegava, de manhã cedo, a empregada do senhor Pina espantava as palavras que estavam à porta, à espera. Xô! Xô! Eram centenas, milhares, milhões. E muitas delas entravam  pelas frinchas das portas, que há palavras mais hábeis que ladrões..."
 
 
Este é um livro para saborear, cheio de frascos de mel! Claro que temos de os partilhar com o  Puff, esse outro amigo inseparável do Senhor Pina. Para sermos rigorosos, o seu herói. Aquele que aparecia e desaparecia lá de casa, sem entrar ou sair ... ou seria ao contrário?
 
 
«Por que escreves poesia?», perguntou, por fim.
«Boa pergunta, Puff. Acho que há qualquer coisa em mim que se quer transformar em palavras. Percebes isto?»
«Se não me explicares mais, acho que sim. Disseram-me que és daqueles que caçam mesmo a poesia. Mas diz-me: ela não está só nesses poemas, pois não?»
«Não, a poesia faz parte da vida. Os poemas são só oportunidades para ela.» 
 

Sem comentários: