quinta-feira, 4 de abril de 2013

Tantos Animais... Na Era Tangerina

O que é que o Planeta Tangerina tem? BOP... BOP... O prémio de melhor editora europeia de literatura infantil! Uma distinção que premeia a inovação e a criatividade de um extenso e magnífico trabalho de uma pequena equipa. Esta é a era tangerina e muitos terão  já dificuldade em lembrar  o tempo em que ainda não existia. 
Os Tangerinas são mesmo bons e há já algum tempo que ganharam lugar nas estantes das melhores livrarias da Europa. Uns dias antes de receberem o prémio, tínhamos tocado o seu "corazón" na livraria La Central, em Madrid. Os parabéns chegaram de todo o lado. Agora é tempo de dizer, muitas vezes, OBRIGADA!
E de continuar a falar do mérito do que fazem. Tantos Animais E Outras Lengalengas de Contar é o último livro editado. Não, não é apenas mais um livro de lengalengas... Com texto da professora Manuela Castro Neves e  ilustrações da Yara Kono, de quem falámos recentemente aqui, estas são lengalengas construídas a partir de modelos matemáticos.
Eu e tu, querida amiga, 
moramos na mesma rua.
Quantos passos,
quantos passos,
vão da minha casa à tua?
- Se forem passos de gigante,
acho que são 2 ou 3.
- Se forem passos do meu pai,
talvez 203.
O baile vai começar.
Cada qual arranje par.
6 meninos ali estão.
Quantos pares se formarão?
Porque a matemática continua a ser um "bicho-de- sete- cabeças", este é um bom exemplo de como a podemos"descomplicar "...  
Brincar com os números e casá-los com as palavras!  As ilustrações de traço "infantilizado", bem ao jeito  da  Yara Kono, fazem o resto... 
1, 2, 3, 4
quantos pelos tem o gato?
Esta corrida é diferente.
Há prémios p'ra toda a gente!

Sem comentários: