terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

O sonho de Mateus

Mateus nasceu pobre. À semelhança de todos os pais, também os dele anseiam por um futuro melhor para o pequeno rato. Gostariam que fosse médico, garantia de que o queijo parmesão não lhes faltaria na mesa. Mas quando lhe perguntam o que quer ser quando for grande, Mateus só tem uma certeza, quer ver o mundo
Uma visita ao museu, com a escola, muda-lhe a vida. Mateus descobre que o mundo inteiro está ali, bem ao alcance dos seus olhos.
Uma visita partilhada pelos pequenos leitores que, juntamente com Mateus, podem usufruir de uma fabulosa lição de arte. De uma forma só ao alcance de alguns, dos génios, Leo Lionni conduz os visitantes do museu pela história da arte.
Ao retrato do Rei Rato IV e à deliciosa natureza morta iniciais, vão-se juntando outros   quadros, magníficos exemplares de correntes como o impressionismo, o cubismo ou o surrealismo...

                               

Não é pois, de espantar que, no decurso da visita, Mateus se apaixone. Pela arte e por Nicoleta, uma ratinha, também ela deslumbrada pela beleza de tudo o que os olhos enxergam.
Nessa noite, Mateus sonha que, na companhia de Nicoleta, se passeia num imenso e fantástico quadro. Ao som de uma música longínqua, as cores dançam em seu redor e ele sabe que quer ficar ali para sempre.

Quando desperta do sonho, Mateus continua a ter de enfrentar a dura realidade que é a sua vida, mas  já sabe o que quer ser! Alimentado pelo sonho, torna-se pintor. Um pintor famoso. O seu maior quadro, onde pinta os sóis e as luas que, no sonho, dançaram ao som da música longínqua, ocupa lugar no museu.  
                           
E porque sonhar não tem preço, também nós sonhamos que, um dia, todas as crianças possam crescer familiarizadas com a arte. E que saibam que através dela podem, livremente, transformar-se a si e ao mundo em que vivem.


Com recurso à técnica da colagem e a uma magnânima  componente pictórica que se destaca no fundo branco das páginas, Lionni conta-nos uma história que tem muito de si próprio. Também ele soube, em criança, que queria ser artista, tendo passado muito do seu tempo em museus.

                                     

Leo Lionni, de quem já falámos aqui, é, sem dúvida, um  dos nomes mais amados da literatura infantil. Este é um dos seus livros de que mais gostamos e que há muito   sonhávamos poder ler em português. Obrigada, Kalandraka!

Sem comentários: