sexta-feira, 18 de novembro de 2016

O Correio Do Nosso Desassossego

Esta é uma das alturas do ano de que mais gostamos. Quase todos os dias chegam livros novos e fantásticos! É também a altura em que repetimos  uma das nossas frases preferidas: 
Este Natal, ofereçam Livros! 
Até lá, deixamos algumas sugestões.


Ahab e a Baleia Branca, da autoria de Manuel Marsol, vencedor, em 2014, do Prémio Internacional Edelvives e recentemente editado pela Orfeu Negro, é um daqueles livros onde queremos viajar


Uma viagem por um mar cheio de mistérios, de medusas, de cavernas habitadas por canibais e ilhas vulcânicas. Com piratas, naufrágios e, quem sabe, uma baleia branca... 
Moby Dick?  Sim, mas não o clássico de Herman Melville que todos conhecemos. Esta é a versão, magistralmente ilustrada, de Manuel Marsol.


Sem deixar margem para dúvidas, as apresentações são feitas logo no inicio da história: 
Sou o mais hábil caçador de baleias de todos os mares, capitão do barco Pequod e habitante da ilha de Nantucket. Tratem-me por Ahab. Toda a vida procurei a grande baleia branca. Sempre que havia notícias de Moby Dick, pois era esse o seu verdadeiro nome, lançava-me ao mar sem demoras.


Quem se lança também é o leitor, mergulhando numa história cheia de humor e de aventura, onde, ironicamente,  a criatura obcecada com a ideia de apanhar a baleia branca,  não parece enxergar o que está sempre por ali, à sua frente... 


Mas que não escapa ao leitor, que navega numa espécie de jogo hilariante que se vai estabelecendo entre o relato que o capitão faz e o que as imagens mostram.


Na versão de Marsol, de quem ainda temos presente O Tempo do Gigante, de que falámos aqui, são muitas as semelhanças com o clássico de Melville, mas o final da história é outro. 
Em entrevista, o autor afirma: Se pensarmos em caçar a baleia, nunca desfrutaremos da viagem.  
Desfrutem, e acima de tudo, não deixem de levar as crianças mar dentro e de lhes apresentar a baleia branca!


Para saberem mais sobre o autor e o livro,  espreitem a entrevista dada ao Picturebook Makers.


Sem comentários: