terça-feira, 19 de julho de 2016

FÉRIAS COM LIVROS III


Em Julho de 2014, escrevíamos aqui sobre O Dia Em Que Os Lápis Desistiram, uma das nossas sugestões para leitura em férias.  Dois anos depois, em tempo de férias e de regressos, falamos de O DIA Em Que Os Lápis Voltaram A Casa, também ele trazido pela Orfeu Negro.


No decurso destes dois anos, muita coisa se terá passado entre Duarte e os seus lápis. Talvez nem mesmo ele se tenha dado conta... Certo é que, um dia em que estava a desenhar alegremente, recebeu um estranho molho de postais pelo correio.


Os postais chegavam de sítios diversos e contavam histórias bem diferentes. O lápis vermelho-vivo, por exemplo, escreve-lhe do hotel onde tinham passado férias oito meses antes. Depois do desenho que tinham feito do escaldão do pai do Duarte, este deixara-o esquecido na piscina. Oito meses à espera é demais e decidiu regressar a pé...


A viagem será tão longa quanto hilariante.  Mesmo o leitor mais pequeno consegue perceber que geografia não é o forte do lápis vermelho. A identificação que  vai fazendo dos locais por onde passa é susceptível de provocar poderosas gargalhadas a miúdos e a graúdos.


Humor é o que não falta neste segundo livro da magnífica dupla Drew Daywalt e Oliver Jeffers. Há lápis esquecidos na cave, partidos ao meio do sofá, a derreter ao sol e até há quem se tente recompor depois de ter sido...comido por um cão e vomitado no tapete!!


O Duarte ficou triste por saber que tinha perdido, esquecido, partido ou desprezado tantos lápis ao longo dos anos. Por isso foi a correr recuperá-los a todos.


O problema é que, agora, os lápis estavam tão estragados e tão diferentes...  Descubram, descubram a genial ideia que Duarte teve para reunir de novo os seus lápis e dar resposta a tanta reivindicação! 


Para quem já era fã de O Dia Em Que Os Lápis Desistiram, os novos desenvolvimentos da vida dos lápis do Duarte são imperdíveis! Os outros?  Apressem-se, porque suspeitamos que, com tamanhas criatividade e imaginação, a dupla Daywalt & Jeffers não se ficará por aqui.

1 comentário:

maria antunes disse...

Quero tanto! Já tenho o outro e nós aqui em casa adoramos.