quarta-feira, 25 de maio de 2016

Somos Amigos?


Um pequeno rapaz e um urso enorme são os protagonistas de uma doce e ternurenta história sobre amizade, entrega, generosidade, partilha incondicional... Somo Amigos?, da autoria da argentina Anabel Fernández Rey e recentemente publicado pela Kalandraka, é um álbum destinado aos mais pequenos onde a amizade se constrói página a página.


Dividido em duas partes,  porque esta coisa da amizade implica sempre um binómio, o texto cinge-se às perguntas que os protagonistas vão fazendo um ao outro, revelando as diferentes perspectivas e os desejos de cada um. As respostas, essas, são transmitidas pelas magníficas e expressivas ilustrações. 


- Não me quero pentear sozinho. Tu, que vês melhor aí de cima, ajudas-me?

Do feliz e delicioso casamento entre texto e ilustrações nasce uma das maiores qualidades deste livro, capaz de fazer as delícias dos mais pequenos que, sem qualquer esforço, farão as suas próprias leituras


O texto reparte-se em frases curtas, numa linguagem acessível, onde nem o tamanho da letra parece ter sido esquecido. A expressividade dos protagonistas, os gestos, as duplas páginas só com imagens, os diversos jogos conseguidos com a diferença de tamanhos das personagens são facilmente assimilados pelos mais pequenos.




Enquanto a primeira parte do livro é preenchida pelos desejos do pequeno e pela descoberta do prazer de ter um amigo tão disponível, a segunda fica por conta do afável urso e das vontades que vai formulando. 


É aqui que nos confrontamos com o facto de, muitas vezes, termos de abdicar de algo em benefício dos outros. Ainda que nos custe. Mas não é isso a verdadeira amizade? 


A entrega, a generosidade, a partilha incondicional, os pequenos gestos que fortalecem a relação e a partir dos quais se edifica a amizade. É o que vemos acontecer quando o rapaz se vê na iminência de dividir um delicioso gelado com o urso, depois de este ter comido grande parte dos legumes que ele não queria.  Ou quando o limpa e lhe trata as feridas, depois de o urso o ter penteado e mimado de outras formas...


Com uma paleta de cores suaves e cativantes, esta é uma daquelas histórias que os mais pequenos abraçarão de sorriso nos lábios. Os adultos, à sua volta, ficam a perceber a razão pela qual o livro ganhou uma menção no VIII Prémio Internacional de Compostela para Álbum Ilustrado.

Sem comentários: