sexta-feira, 15 de abril de 2016

O Sr. Tigre Torna-se Selvagem. GRRR!


Inconformado, irreverente, corajoso, selvagem...  O Sr.Tigre há já algum tempo que corre pelas nossas livrarias e nós congratulamos-nos com isso! Viva o Sr. Tigre! 


O Sr. Tigre vive numa pequena cidade, onde todos aparentam estar bem e viver satisfeitos com o seu estilo de vida. Todos, menos ele! Uma dupla página monocromática, onde sobressai o distintivo cor-de-laranja do Sr.Tigre, é a fórmula encontrada por Peter Brown para nos mostrar o conformismo da maioria e a insatisfação da nossa personagem.


O Sr. Tigre recusa-se a aceitar a vida demasiado séria, aborrecida e cheia de regras em que se traduz o dia a dia na sua cidade.  A cor-de-laranja revela a sua insatisfação.
Queria mais… queria divertir-se, estar à vontade, queria ser selvagem… 


"Por favor, meninos, não se portem como animais selvagens."
No dia em que ouviu a reprimenda dirigida aos mais pequenos ... não hesitou! Algumas páginas depois, o resultado é visível. O Sr. Tigre rompeu com as convenções, furou as regras e mandou as aparências às urtigas. Desfez-se da roupa, correu, saltou, experimentou as quatro patas. O Sr. Tigre encontrou-se com ele mesmo!


Ia ficando cada vez mais selvagem e os amigos cada vez mais confusos! Um dia consideraram que ele tinha ido longe demais!
"Se quer mesmo portar-se como um selvagem, vá para a SELVA!" O 
Sr. Tigre não se fez rogado!



A experiência foi libertadora mas, à semelhança de outras inesquecíveis passagens pela selva, como a que Sendak e Max nos proporcionam em Onde Vivem Os Monstros,  as  saudades dos amigos, da casa e até da cidade falaram mais alto.



O regresso do Sr. Tigre acaba por ser surpreendente... As coisas tinham mudado por ali! E de que maneira!! 
O humor está presente nos pequenos detalhes, mas isso é algo a que Peter Brown já nos habituou. A irreverência e o humor aliados a uma fina sensibilidade são características que sempre encontramos na obra deste autor. Temos ainda bem presentes as sonoras gargalhadas que demos com A Minha Professora É Um Monstro, o último livro publicado entre nós, igualmente pela Orfeu Negro. Dele falámos aqui. As semelhanças são, aliás, muitas. 



O que não é surpresa alguma é o facto de o livro ter arrecadado uma mão (ou uma pata) cheia de prémios! Brown dedica o livro a todos os tigres do mundo. Hoje, somos tigres. GRRR!

Sem comentários: