quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

O Peixe Que Sorria



Um misto de arte e poesia sem destinatário específico. São assim os livros de Jimmy Liao. Escrevemo-lo aqui, em 2013, quando o autor ainda não estava editado entre nós. Voltámos a falar dos seus livros aqui, a propósito do Dia Mundial da Criança. 


Seguidores incondicionais do fantástico mundo de Jimmy Liao, regozijámos-nos com o encontro entre autor e Kalandraka, a editora que o trouxe até nós em 2014.  Desencontros marcou a estreia, seguindo-se-lhe Segredos na Floresta.


Recentemente chegou O Peixe que Sorria, a história de um homem que se deixa cativar por um peixe que parecia sorrir-lhe incondicionalmente.  De dia ou de noite, fizesse sol ou chuva. 


O homem não resiste, claro, e acaba por levar o peixe para casa. Essa é a viagem que dá inicio a uma outra, uma viagem de muitos regressos.


As histórias de Liao  podem não ser fáceis, mas surgem sempre envoltas num misto de beleza e de poesia, que acaba confrontando o leitor consigo mesmo. A profundidade que transmitem parece viver uma estreita relação com a subtileza com que o autor nos faz chegar sentimentos ou estados de alma de um qualquer personagem. Que, afinal, todos poderíamos encarnar.



Aos textos curtos e portadores de uma elevada sensibilidade,  junta-se a sublime mestria com que pinta sentimentos e "escancara" expressões. Tendo o azul como cor de eleição, as suas aguarelas oferecem-nos, regra geral, pedaços de arte que desejamos guardar na nossa galeria. 

Uma história sobre solidão, tristeza, amizade, nostalgia... Acima de tudo, sobre liberdade e respeito pelo outro. Enigmática? Uma história (para todos) que faz o seu percurso entre o sonho e a realidade. Como todas as histórias de Jimmy Liao. Abram o livro e sonhem! 

Sem comentários: