quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

O Grilo Muito Silencioso



Em jeito de prenda de Natal, a Kalandraka volta a oferecer-nos mais um livro de Eric Carle.  À Lagartinha Muito Comilona e a todos os outros livros do autor, junta-se agora O Grilo Muito Silencioso.  



Cri-cri, um grilo silencioso? Muito silencioso? Antes mesmo de nos contar a história desta criatura, Carle faz questão de nos inteirar de que há quatro mil espécies diferentes de grilos, espalhadas por diversos locais da natureza. Uns vivem debaixo da terra, outros à superfície, uns em arbustos ou árvores e outros até na água.




Mas a grande particularidade dos simpáticos bicharocos é que, apesar de macho e fêmea conseguirem ouvir,  só o macho emite sons. Esfregando as asas, ele cricrila. Há quem diga que soa como uma canção.



O que não parece suceder com o pequeno protagonista desta história. Ficamos a saber que nasceu num dia de calor, de um ovo muito minúsculo. À sua espera, dando-lhe as boas-vindas, está um grilo grande. Mas o recém-nascido não consegue responder-lhe. Por mais que se esforce, não  emite qualquer som. Não cricrila!


Pelo caminho, o mesmo vai sucedendo com os diversos animais com que se cruza. Não é, seguramente, por falta de educação que não responde ao gafanhoto, ao louva-a-deus, à cigarra ou à lagarta. O tão ansiado "cri-cri" é que não se faz ouvir! Mas quando um certo encontro acontece... os pequenos leitores deliram com a melodiosa canção entoada.


A estrutura repetitiva, as cores alegres e apelativas que marcam a inigualável paleta de Carle, ou a abordagem da natureza são apenas algumas das características que tornam este livro tão apetecível para os mais pequenos. Um livro para ler, ver e ouvir.

Sem comentários: