segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Inventário Dos Animais Com Cauda


Depois do precioso Inventário das Árvores, de que falámos aqui, chega agora, da autoria da mesma dupla,  o Inventário dos Animais Com Cauda.

Afinal, para que serve a cauda dos animais?


Ornitorrinco usa a cauda, uma espécie de manta dobrada contra a barriga, para manter os ovos quentes.
Gliptodonte, animal que viveu ao mesmo tempo que os humanos e desapareceu há dez mil anos, usava  a sua cauda, coberta de anéis ósseos e espinhos, para se defender dos predadores.
Poderíamos continuar desvendando inúmeras curiosidades... Enxota-moscas, pá do lixo, guarda-sol... Sua excelência a cauda, assume várias funções, tamanhos e cores. Descobrir tudo isso com os mais pequenos é algo de fantástico.




Neste inventário, os animais são classificados de acordo com o papel que a sua cauda desempenha: deslocação, equilíbrio, comunicação, sedução, combate e outras. Vale a pena entrar!



Sabiam que a Preguiça-gigante  se apoia na cauda para chegar aos pontos mais altos? Que, sem a sua, o Pica-pau-preto talvez não se fizesse ouvir de forma tão ritmada?




Que, para muitos, ela funciona como arma? É o caso do Lagarto-de-cauda espinhosa ou lagarto-das-palmeiras  que desencoraja os predadores com as suas escamas espinhosas.


Que outros há que a utilizam como arma, mas de sedução? São os que se servem dela para chamar e cativar os parceiros, como é o caso do Galo-lira.

Os Inventários são editados pela Faktoria de Livros, uma chancela da Kalandraka. Gostamos de os levar lá para fora. Gostamos da forma como nos fazem sentir mais perto da natureza. Venha o próximo!

1 comentário:

maria antunes disse...

Já encomendei. :D Obrigada Hipopómatos