terça-feira, 7 de outubro de 2014

ZOO de Suzy Lee


Depois da visita ao ZOO de Bruno Munari, hoje entramos no ZOO de Suzy Lee. Venham daí, à boleia.


Geralmente, as palavras não abundam nos livros de Suzy Lee. As histórias são contadas, sobretudo,  através das imagens, arte em que a autora se revela exímia. ZOO não foge à regra.


A visita faz-se na companhia desta menina, que aqui vemos às cavalitas, e dos pais. A dois tons. As páginas  algo descoloridas em que o cinzento predomina, fazendo  jus à quantidade de jaulas e redes sempre existente nestes espaços, são aquelas em que a pequenota percorre o zoo na companhia dos adultos. Páginas que parecem retratar a realidade do lugar.


As paragens sucedem-se. Para ver o urso, o elefante, o gorila, os hipopótamos... Surpresa ou não, o que nós, leitores, observamos são jaulas e espaços vazios.


Subitamente,  as cores inundam o livro! O ponto de viragem dá-se quando, deixando-se guiar pelo pavão que a vinha fascinando desde a  porta do Zoo, a pequena dá inicio à viagem por conta própria.


Enquanto os pais percorrem o Zoo, num evidente desespero em busca da pequena (em tons cada vez mais cinzentos),  aquela inicia uma viagem mágica, marcada pelo encontro  com todos os animais que até então não tínhamos visto.

De repente, há páginas cheias de cores fabulosas! O contraste entre o que cada um vê resulta cada vez mais evidenciado.



A partilha de simples momentos de alegria e brincadeira parece transformar a visita da pequena num momento inesquecível. O resultado só podia ser este!


Uma história deliciosamente imaginativa.  Rica em pequenos grandes detalhes. Onde cada página parece esconder sempre algo mais. Acima de tudo, uma história em que  todos não conseguem ver tudo.


Oh! Estamos a gostar tanto desta semana no Zoo! Amanhã voltamos.


1 comentário:

elvira disse...

adoro. é um mimo. os contrastes de cor a par das emoções é uma delicia.