quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Juste à ce moment-là...


Hoje é dia de visita ao zoo de Davide Cali e José Saraiva. Juste à ce moment-là... entramos num dos nossos zoos preferidos. Querem boleia?

ESTE ZOO FECHA À SEXTA-FEIRA, À HORA DE ALMOÇO. 

                                         

Émile, o guarda, acompanha os visitantes até ao portão e de seguida cumpre todo um ritual. Antes de ele próprio almoçar, trata de alimentar a bicharada: o elefante, a girafa, o rinoceronte, a zebra, o macaco, o hipopómato, o dromedário e o crocodilo.


Contudo, na última sexta-feira algo correu de forma diferente. O guarda Émile, que está apaixonado, teve um encontro à hora de almoço e na hora de sair esqueceu-se de fechar as jaulas e o portão do zoo.


Juste à ce moment-là, incia-se o processo de libertação. Com as portas escancaradas, todos se põem a caminho. Pelo meio, ficamos a saber que não apreciavam muito a estadia por aquelas bandas. África é o destino escolhido. Mas será que todos lá chegam?


Uma história que se revela um  hino à liberdade. E onde a amizade acaba por ocupar lugar de destaque num final surpreendente.



O caminho percorrido pelos animais é longo e sempre ocupado por multidões. Mas, pasme-se, apesar do aparato da parada, por uma razão ou por outra, nunca ninguém repara nela.


Ainda que ninguém os tenha visto, os vestígios deixados pelos animais em debandada não deixam margem para dúvidas. Alguma coisa passou por ali! Mas essa é outra história...



Fantasticamente construída, com a repetição dos nomes dos animais a cada página, como a criançada tanto gosta, é uma história repleta de desafios ( poucos resistem a contar os animais a cada página) e riquíssima em detalhes que nos fazem constantemente  voltar atrás nesta intensa caminhada.


As deslumbrantes ilustrações não enganam em relação à autoria. Conhecemos-lhe a tendência para o uso desta paleta cromática, com predominância dos tons azul, vermelho e branco. Mas a maior característica das ilustrações de José Saraiva é a poesia que delas sempre emana e que exerce sobre nós uma magia e um poder encantatório únicos. O livro foi editado em França, há cerca de dez anos, pelas éditions Sarbacane. Teríamos gostado tanto de o ver por cá...


Há muito que adoramos este zoo! De vez em quando voltamos ... Talvez pelo prazer de ver as jaulas vazias e abertas. Talvez porque nos lembramos amiúde que vivemos num mundo onde o que chama a nossa atenção nem sempre é o essencial. Mesmo que o essencial seja um elefante, uma girafa, um rinoceronte, uma zebra, um macaco, um hipopómato, um dromedário e um crocodilo. 


1 comentário:

elvira disse...

um hino à liberdade, lindissimo. derretida por este livro desde q o vi