quarta-feira, 5 de março de 2014

O BARCO DE PAPEL

RAMPA é o nome do projecto que visa apoiar as autarquias na promoção de melhores acessibilidades dos espaços públicos. No âmbito desse projecto e subordinado  à  temática da mobilidade, surgiu O Barco de Papel.
O pai lia o jornal no pequeno canto livre da sala. Ligava o candeeiro junto da janela em pleno dia e passava os olhos pelas boas notícias. Com as más, o rapaz fazia aviões de papel",  que decidiu atirar janela fora.
Intuímos rapidamente que a produção devia ser grande e o rapaz andar numa "roda viva"... Mas os aviões não conseguiam voar! Tapetes, cortinas, móveis, paredes, tectos... os obstáculos eram muitos. Era preciso removê-los.
Não, porque não! Os objectos faziam falta. Já estavam habituados a eles, uns tinham sido presentes, outros herdados. O rapaz insistia. "A mãe deitava as mãos à cabeça e o pai deitava a cabeça nas mãos."
E foi assim que os presentes não demoraram a tornar-se ausentes a estante se foi num instante. Pela primeira vez, a casa passou a ser vista de um lado ao outro com um só olhar e ouviram-se cantar os cantos da casa. Nunca se tinham folheado tantos livros. E a casa arejou com a brisa das folhas, com a frescura das histórias.
Nunca uma casa tão pequena fora tão grande. Pela primeira vez, toda a família coube na casa. E ninguém cabia em si de contente. Nunca na casa tinha entrado tanto ar. Nunca se tinha visto tanta coisa, abaixo dos pés e acima da cabeça. 
A mãe sempre dissera que as novidades têm asas. Ora, se cada um se concentrasse numa boa novidade, conseguiria voar com ela. Esta é uma história para sobrevoar obstáculos. Os que estão à nossa volta e os que estão dentro de nós.  
Com texto de Eugénio Roda e ilustrações de André da Loba, o resultado nunca poderia ser inferior a genial. O Barco de Papel é uma edição da Bags of Books, uma pequena editora que já nos proporcionou vários voos de excelência. Já tínhamos saudades!
Ah, o livro traz instruções para a construção de aviões e de barcos! Com tanta má notícia que anda por aí... isto ainda vai fazer correr rios de tinta.

Sem comentários: