terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Era Uma Vez Um Cão

TCHARAN!

Era Uma Vez Um Cão que esteve quase a não ter história! Porquê? Ora, porque há muitos pais que não sabem histórias sobre cães... É o caso daquele a quem, no livro escrito por Adélia Carvalho, é pedido para contar a uma história.


É claro que sabe muitas outras, como a do jacaré que só tinha um pé, a do leão que tinha muita comichão, a do porco que tinha o nariz torto ou a da vaca que cheirava a caca... 

 
Mas de que serve isso, quando página a página, o pedido formulado é sempre o mesmo:
- A do jacaré não, quero a do cão.
- A do cão não sei.
- A do leão não, quero a do cão.
- A do cão não sei.

O desfile de animais vai acontecendo ao mesmo tempo que as rimas se sucedem repetida e ritmicamente ... Mas  não são uns animais quaisquer, uma vez que são desenhados por João Vaz de Carvalho. São fantásticos! 

A história até pode vir a ser do cão, mas nela não falta um burro que sabia tudo, uma serpente que só tinha um dente e um peru que, em vez de dizer eu, dizia tu. 

Uma história atravessada da primeira à última página por um pequeno cão, que num processo mimético vai construindo a sua própria história até atingir o protagonismo final. Afinal, havia mesmo um cão, de bom coração...
Inteligentemente repleta de humor, esta é uma história cheiinha de ingredientes para encantar a criançada... e não só! Quando chegamos ao fim, também nos apetece imitar o menino que o que mais gostava era de contar até três, e pedir: - Vá lá, pai, conta outra vez!
Era uma vez um cão...

No sábado à tarde, autora e ilustrador estiveram na Fnac Chiado para o lançamento do livro. A apresentação foi feita por Eduardo Filipe, o comissário da Ilustrarte. Os Hipopómatos disseram presente! 

Sem comentários: