terça-feira, 29 de janeiro de 2013

A Galinha Ruiva


Chegou A Galinha Ruiva, da Kalandraka. A adaptação do conhecido conto tradicional inglês,  cuja versão mais conhecida entre nós é a de António Torrado,  é da autoria de  Pilar Martinez e ilustrada por Marco Somà. 



Com uma estrutura narrativa simples, baseada na repetição, a história dá corpo ao velho ditado quem não trabuca não manduca. Uma galinha que vive no campo com os seus filhotes encontra uns grãos de trigo e decide semeá-los. 


Para isso, pede a ajuda dos vizinhos: um cão preguiçoso,  um gato dorminhoco e um pato muito malandro. Pouco dados a essas coisas do trabalho, todos recusam colaborar.
A cada etapa do crescimento e transformação dos grãos de trigo, a história repete-se e a Galinha acaba por fazer tudo sozinha. 



Claro que quando o pão fica pronto e o cheiro invade a quinta... eles aparecem! Mas a galinha não tem memória curta e o pão reverte integralmente para as barrigas da casa. 



As ilustrações de Marco Somà, que recentemente ilustrou  A Rainha das Rãs Não Pode Molhar Os Pés, para a Bruaá, traduzem uma linha sequencial do seu trabalho, com semelhanças óbvias entre os dois livros.



A mesma estética é agora utilizada pelo ilustrador para retratar a vida no campo. Com uma predominância de tons ocres, não faltam  os utensílios e a maquinaria típicos da paisagem campestre, dos quais destacamos a fabulosa máquina de semear. 
Também aqui os protagonistas são personagens humanizadas e as ilustrações  estão repletas de magníficas peças de mobiliário e decorativas, desta feita, características da vida no campo. O uso  de elementos comuns aos dois livros parece-nos, aliás, assumido.



O que não falta por cá é gente à espera de comer o produto do trabalho dos outros... Definitivamente, gostamos muito desta Galinha d' armas!

Sem comentários: