quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Et avant Serge Bloch?

Desde Setembro que o francês Serge Bloch é o Ilustrador convidado do Cria Cria. Devotos do seu trabalho, os Hipopómatos não têm perdido pitada da conversa. E, claro, estão a adorar! Hoje, partilhamos o último livro do ilustrador que há uns meses veio parar à nossa biblioteca.



Uma constante e infinita interrogação sobre as origens do Homem. Assim se poderia definir Et avant, o livro escrito por CharlElie Couture, que Bloch ilustrou.


Do alto de uma torre, em Manhattan, um homem observa as gentes que, em baixo, correm de um lado para o outro. Partindo da constatação de que parecem saber para onde vão, a primeira das suas interrogações é se saberão de onde vêm.



Uma voz estabelece então um diálogo com o homem, ritmado pela cadência da quase invariável pergunta:  e antes, onde estavas? As respostas vão construindo a sua história, que é, afinal, também a do povo judeu.  A cada página,  remonta-se a um tempo cada vez mais longínquo.



                                   

As ilustrações de Bloch, de traço minimalista, emergem em torno de um buraco circular existente no centro de cada página. Elemento visual preponderante,  vai-se transformando e ajustando a cada momento da história. Ponto de interrogação, sol, balão, boca, ventre materno... 


Simbolizando simultaneamente a passagem para um outro tempo e o próprio meio para voltar às origens,  através dele vamos recuando no tempo.  


                                         



O traço preto e fino da ilustração de Serge Bloch, apenas acompanhado aqui e ali pelo azul celeste, reforça e engrandece o texto poético de Couture.


Este é um livro que põe gente pequena e grande a pensar. Saberemos todos de onde vimos?


Vocês sabem?

4 comentários:

elvira disse...

Tenho que pedir emprestado este livro :) Genial

hipopómatos na lua disse...

Os Hipopómatos têm a sua biblioteca sempre aberta. Serviço permanente...

elvira disse...

e a bibliotecária desloca-se? :)

hipopómatos na lua disse...

Sim, também faz domicílios! E sempre carregadinha de livros. Basta marcar.