quinta-feira, 5 de abril de 2012

Kalandraka

O caminho da Lua até ao Porto fez-se sem pressas mas com muita ansiedade. O acontecimento: aniversário da Kalandraka Portugal. O local: a sempre apetitosa Livraria Papa-Livros.
Entre sorrisos e conversas com sotaque nortenho, uma contadora de histórias, de nome Clara, um bolo vermelho em forma de K, um leão, um tigre, muitos livros e muita gente, lá andavam os Hipopómatos. Grandes e pequenos.
A festa foi assim:

Descobrimos, com muita surpresa, esta ilustração da montra, da autoria de Cátia Vidinhas. Apontem este nome. Vai dar que falar.


Bolos kalandrákikos para pequenos fanáticos.


A Margarida Noronha, no momento do discurso, na companhia da Patrícia. E a Adélia Carvalho a lutar com copos de plástico.


Pequenos leitores em altas andanças e sem medo de monstros.



Todos aqueles que quiseram aparecer. E acreditem, o espaço não chegou para tanta gente.



Os resistentes.


Uma década de livros para sonhar faz-nos agora parar, reflectir e pedir mais uma década, ou duas, ou...

À Kalandraka devemos uma viragem no mercado editorial português. A importação dos belíssimos albúns de Eric Carle ou Leo Lionni são disso um exemplo. Note-se ainda a inclusão, no catálogo, de autores portugueses como Isabel Minhós Martins ou André da Loba, não esquecendo  a preservação da memória de poetas sempre intemporais como Bocage ou Florbela Espanca, aqui trazidos ao leitor com uma abordagem plástica que lhes confere uma actualidade estonteante. 
Passados que estão os 10 anos, a Kalandraka presenteia-nos com uma edição comemorativa de 10 postais ilustrados especialmente para a ocasião. Os ilustradores convidados fazem parte da história da editora. Já viram o seu trabalho editado com este selo. Falamos de João Vaz de Carvalho, Yara Kono, José Manuel Saraiva...O seu desafio: ilustrar a Kalandraka.



O vosso desafio: descobrir os ilustradores que faltam a esta lista.
Gostamos especialmente deste, da Joana Rêgo.


E resta-nos cantar Para a menina Kalandraka, uma salva de palmas.

Sem comentários: